03. Secador: conselhos para utilização em casa


A utilização do secador ou da prancha faz parte da rotina de quase todas nós, que por várias razões não abdicamos da secagem do cabelo ou daquele aspeto lindo de cabelo lisinho. 
Lavar o cabelo de manhã e sair de casa com o cabelo húmido pode trazer algumas consequências para a saúde. A oscilação da temperatura aliada à humidade torna o cabelo num ambiente apetecível para os vírus que aproveitam as oscilações do nosso sistema imunitário para se multiplicar. 
Se optamos por lavar o cabelo à noite e vamos para a cama com o cabelo molhado também pode provocar problemas bastante desagradáveis. A humidade em excesso no cabelo proporciona o aparecimento de fungos e a alteração do pH que pode provocar infeções fúngicas, como o caso da dermatite seborréica. Os cabelos molhados ficam mais frágeis e o atrito com a almofada pode provocar quebra dos fios e até graves quedas de cabelo.

O que acontece ao cabelo?

A utilização do secador e de pranchas no cabelo molhado provoca alterações do fio a nível estrutural. O cabelo tem uma camada externa, a cutícula, cuja função é a proteção dos fios. No seu interior temos o córtex que confere força, flexibilidade e elasticidade ao cabelo. E é aqui no cortex que surge a grande alteração estrutural com estes processos, tornando o cabelo frágil, quebradiço e com pontas duplas. Com a utilização constante destes equipamentos verificamos que o cabelo fica com danos tão graves que só mesmo o corte se torna a única solução, principalmente em cabelos sujeitos regularmente a processos químicos de descoloração ou tintas.

Qual o primeiro cuidado após a lavagem?

Primeiro, devemos tirar o excesso de humidade com uma toalha. Nunca esfregar para não quebrar os fios que nesta altura estão mais frágeis, nem provocar aquele efeito frizz indesejável. Se tivermos tempo, enrolamos uma toalha na cabeça durante uns minutos e assim reduzimos com mais facilidade a humidade do cabelo. Nesta altura, podemos aproveitar para rentabilizar o nosso tempo, fazendo as tarefas da casa ou até passar um pouco de tempo nas redes sociais. 
De seguida, escovamos suavemente o cabelo em toda a extensão com uma escova de cerdas espaçadas. Devemos evitar pentes que são mais agressivos no desembaraçamento.

Como preparar o cabelo para o secador ou prancha?

Depois de retirarmos o excesso de humidade no cabelo, devemos usar sempre um protetor térmico. Este é o passo mais importante, porque este produto vai criar uma película envolvente no cabelo que o protegerá das temperaturas altas. Desta forma, ajudamos a que o cabelo não fique quebradiço, seco ou com pontas duplas. O cabelo com protetor térmico não perde água do seu interior mantendo-se hidratado e saudável. 
Muitas de nós não sabemos da existência deste tipo de produtos ou então não lhe damos a importância devida. Usamos um bom champô, um bom amaciador ou máscara mas depois descuramos este cuidado, deitamos tudo a perder, principalmente se temos cabelos descolorados ou pintados sujeitos a processos químicos sucessivos.

Como utilizar o protetor?

A utilização do protetor é muito simples. Colocamos a cabeça para baixo e vaporizamos o spray protetor ao longo do cabelo ajudando com os dedos a sua distribuição uniforme, tendo o cuidado para não colocar junto da raíz. Se tivermos madeixas, devemos insistir mais nestas zonas.


A TAHE disponibiliza o SPRAY TERMOPROTETOR BOTANIC STYLING com uma uma excelente qualidade. É um produto que deverá ser utilizado sempre que aplicamos calor ao cabelo. Os resultados são visíveis e a longo prazo o nosso cabelo agradece porque assim evitamos problemas desagradáveis que só poderão ser solucionados com o corte.

Como utilizar o secador?

A forma como utilizamos o secador também é importante e ajuda a manter o nosso cabelo saudável. Devemos evitar usar o secador junto da cabelo, no mínimo uns 20 centímetros de distância será o ideal. Podemos também colocar o secador numa temperatura média, a secagem demora mais tempo mas não vai provocar tantos danos. O secador deverá estar sempre em movimento para que não provoque um aumento de temperatura numa zona.
O secador quando bem utilizado e sempre com a ajuda de um protetor térmico deixa-nos o cabelo com aspeto mais sedoso, moldado e disciplinado. 

E a utilização de pranchas?

Antes de usarmos a prancha devemos aplicar sempre o protetor térmico. Nunca, e em nenhuma circunstância, devemos usar a prancha com o cabelo molhado ou húmido pois poderá danificá-lo de forma irreversível.
O cabelo deverá ser bem seco com o secador de cima para baixo e com o bico perpendicular ao cabelo. Só depois de retirada toda a humidade poderemos usar a prancha.
Algumas pranchas atingem 230 graus, é preferível usarmos uma temperatura mais baixa e estarmos atentas ao número de passagens para que sejam o mínimo possível. Num cabelo fino e sensível não se deverá ultrapassar os 130 a 150 graus. 
Primeiro, trabalhamos a zona da raíz e meios fazendo as passagens necessárias até ter o efeito desejado e só depois descemos até às pontas. 


O uso de protetor térmico e os cuidados no uso do secador e da prancha fazem toda a diferença e evitam dissabores no futuro. 😘


Link do Spray Termoprotetor Botanic Styling

Comentários

Mensagens populares deste blogue

13. Método Curly - O Guia Passo a Passo

07. O regresso das madeixas com touca

10. Penteados de Cerimónia