04. Ondulação permanente de fazer inveja


Saudades dos anos 1980? Todas recordamos com saudade essa época... a ascensão do rock, da música pop e da música eletrónica. Essa onda cultural denominada de New Wave trouxe mais cor, alegria e criatividade à moda. Os artistas com a sua irreverência e rebeldia ditavam a moda através dos media e influenciavam toda uma geração aproveitando a televisão como meio de difusão. 
Quem não se lembra das roupas justas, as calças de cintura alta, as calças de licra, as polainas, as sapatilhas combinadas com saias de folhos, as leggings coloridas, as blusas curtas que deixavam a barriga à mostra com um nó atrás? E das misturas de padrões? Blusas xadrês combinadas com calças às bolinhas ou saia xadrês com jaqueta de cabedal? Ou calções curtos com leggings coloridas e botas de plástico?
Quando pensamos em penteados salta logo a imagem dos cabelos com permanente. Quem não solta um riso ao ver um álbum de fotografias da época com as mães e as tias a mostrar cheias de vaidade aquelas cabeleiras muito densas com caracóis muito apertados?
E quem não se lembra de entrar num salão e sentir aquele cheiro dos químicos das permanentes? Era inconfundível. Mas, para algumas de nós esse cheiro trazia más recordações. Químicos muito fortes aliados a más execuções tornavam o desejo de estar na moda em experiências traumatizantes. Os cabelos ficavam muito secos e quebradiços, demasiado frisados.

O fim de uma moda...

Os tempos mudaram e a permanente foi ficando no esquecimento. A moda dos cabelos lisos passou a imperar e deixou no passado este método de tratamento em que só algumas pessoas de mais idade continuaram fiéis. Entrou-se numa fase oposta, quem tinha cabelos naturais com caracóis passou a fazer alisamentos.

Regresso da permanente em força 

Em toda a Europa a moda dos cabelos com caracóis largos e cacheados tem crescido de uma forma impressionante. Aqui em Portugal, esta evolução ainda é tímida, mas mesmo assim já se notam muitas mulheres a aderir ao regresso desta moda. Nos últimos meses, o número de permanentes que fazemos no salão tem aumentado consideravelmente. A procura de um novo visual, mais descontraído e mais fácil de lidar no dia-a-dia está na base da decisão.

O que mudou?

A moda da permanente voltou, mas bastante diferente dos anos 1980. Agora os caracóis são largos, cacheados, elásticos e com aspeto natural.
A indústria de produtos para permanente também se adaptou e evoluiu de tal forma que atualmente as loções e neutralizantes são extremamente seguros, muito menos agressivos para o cabelo.
Hoje em dia, fazer uma permanente tornou-se num ritual mais seguro e com resultados excecionais.
Os produtos da Indola são exemplo disso, conferem as caraterísticas que as mulheres procuram num cabelo com cachos ou caracóis com toda a segurança. 


Um exemplo de ondulação permanente

A nossa cliente pretendia uma ondulação leve, com caracóis largos conferindo um aspeto descontraído e moderno. Então, optamos por usar rolos de espuma em vez dos tradicionais bigoudis.




O resultado final

Depois de retirado o excesso de humidade com uma tolha, com a cabeça para baixo usamos o secador com difusor. Os caracóis com este método de secagem ficam mais soltos. No final, a cliente ficou radiante com o resultado surpreendente.


Cuidados em casa

Em casa também será necessário ter alguns cuidados especiais, como qualquer outro tipo de cabelo. Existe atualmente uma grande variedade de produtos para manter ou realçar os caracóis tornando a manutenção em casa muito simples. Estes produtos ajudam a que a fibra mantenha a forma arrendondada conferindo mais durabilidade à permanente. Ficam aqui, alguns exemplos de produtos para uso em casa.



A Tahe lançou há dias um produto que será um grande companheiro das mulheres com caracóis neste verão. O Spray Ondas de Surfista Botanic deverá ser aplicado após a lavagem. 
Primeiro, e muito importante, devemos secar a raiz a 100% e os meios e pontas a 30%. Depois aplicamos o spray diretamente sobre o cabelo ou na palma da mão, enrolando o cabelo com os dedos formando cachos. Termina-se de secar o cabelo com o secador ou ao ar.



Champô formulado especialmente para a hidratação intensa da fibra capilar, da raiz às pontas controlando o encrespamento nos cabelos secos. Lavar o cabelo massajando-o suavemente, deixar atuar uns instantes e enxaguar com água morna.




Creme recuperador da flexibilidade e definição dos caracóis. Evita o encrespamento, mantendo o caracol definido durante 48 horas proporcionando máxima hidratação, nutrição e elasticidade graças à ação de óleos de textura mágica.
Com o cabelo lavado e húmido, colocar na palma da mão o equivalente a uma noz. Aplicar com as pontas dos dedos. Repetir as vezes que achar necessário até abranger todo o cabelo. Pentear com um pente de dentes largos para distribuir homogeneamente da raiz às pontas. De seguida secar com difusor.




Este creme é na mesma linha do anterior mas com uma fixação extra forte.




Spray de acabamento que confere textura, durabilidade e brilho. Fácil remoção com uma escovagem. Aplicar mecha a mecha, pentear e usar secador com difusor.




Espuma para conferir brilho, suavidade, leveza e formas duradouras. Com extrato de camélia.
Agitar muito bem antes de usar e colocar na palma da mão. Espalhar pelo cabelo de forma suave e ajudando com os dedos a moldar os caracóis. De preferência usar a força 4.


Links para produtos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

13. Método Curly - O Guia Passo a Passo

07. O regresso das madeixas com touca

10. Penteados de Cerimónia